NOVIDADES

Groelândia
Edifício Corporativo
maio de 2015

Groenlândia, obra entregue pela Brandão & Marmo com arquitetura da Tryptique, é um edifício com espaço comercial que desafia a gravidade.

Por trás das trepadeiras dos Jacarandás e dos troncos de 9m das palmeiras, aparece um bloco de mármore branco em um jardim mineral. A Triptyque queria enfatizar os materiais mais rígidos: o mármore e o concreto, para desafiar a gravidade. Groenlândia conecta a pedra e o vidro, a rigidez e a transparência, a durabilidade e a leveza.

A cobertura, uma grande laje de concreto, flutua acima de um bloco de mármore branco suspenso por dois pilares de concreto magistrais no centro do bloco. Grandes janelas transparentes sustentam a cobertura, criando uma conexão invisível com o mármore. O bloco de pedra é perfurado por janelas de mármore que se abrem para fora, criando um paradoxo entre a função e a matéria. Os cantos do bloco de pedra se apóiam em espelhos d’água que refletem os Papyrus.
No interior, escadas flutuantes levam os visitantes à cobertura para uma vista única.

Apesar do aspecto fechado deste bairro de São Paulo, o edifício sem muro fica em contato direto com a rua. Mais uma vez, os arquitetos da Triptyque criaram uma relação entre o espaço privado, a arquitetura, e o espaço público, a cidade.